O Rei Leão

atualizado em 28 de Julho, 2019 em Filmes
2 em 27 de Julho, 2019

O REI LEÃO (2019)

  FICHA TÉCNICA

Título original: The Lion King
Formato:
Filme
Idioma original: Inglês
Género: Aventura, Animação, Familiar, Drama, Ação
Duração: 1h 58 min
Data de estreia: 17/07/2019 (Portugal) & 19/07/2019 (EUA)

  SINOPSE

Simba idolatra o pai, o rei Mufasa, e leva a sério o seu próprio destino real. Mas, nem todos no reino celebram a chegada da nova cria. Scar, irmão de Mufasa, e ex-herdeiro do trono, tem os seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é marcada pela traição, tragédia e drama, resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de um curioso conjunto de novos amigos, Simba terá que descobrir como crescer e recuperar o que é seu por direito. O elenco na versão original inclui estrelas como Donald Glover no papel de Simba, Beyoncé Knowles-Carter no de Nala, James Earl Jones interpreta Mufasa e Chiwetel Ejiofor no papel de Scar.

Partilha:
 
  • Gostado por
Responder
0 em 27 de Julho, 2019

Já alguém viu? Gostaram?

  • Gostado por
Responder
Cancelar
0 em 28 de Julho, 2019

Eu vi ontem!! Estava um dia péssimo para fazer praia, por isso para não ficarmos sem fazer nada no parque, fomos aproveitar o dia noutros sitios xD

Por causa da minha irmã, tive de ver a versão dobrada, mas de qualquer forma, estas foram as minhas impressões.

Arte/Efeitos Especiais: 9/10

Este é sem sombra de dúvida um filme que prova todos os avanços na realização de longas e curtas metragens. As paisagens apresentadas são de cortar a respiração, extraindo a mais pura beleza africana e os animais também foram muito bem animados. Pelo menos os principais, apesar de haverem certas espécies pouco importantes com movimentos menos naturais. Também nesses casos vi alguma reciclagem de “personagens” ou animais ou… bem acho que deu para perceber xD Tenho a certeza que quando olhei para uma manada de antílopes, vi um a saltar umas três vezes do mesmo ponto, mas também animar tudo aquilo já deve ter sido bem exaustivo, por isso entendo.

Som: 8/10

Como em todos os live actions que fizeram até agora, basearam-se na animação original para fazer uma magnifica trilha sonora. Creio que não foram acrescentadas canções ao reportório do filme inicial, tho.

História: 5/10

Ok, ok, não quero que ninguém se exalte. A minha pontuação não se deve à história em si. A realidade é que me senti um pouco desiludida. Sei que a Disney está a tentar espremer mais um bocadinho os clássicos famosos do seu estúdio, mas, ao contrário das outras adaptações que vi em que mudaram certas coisas, em termos de inovação, a história é um tremendo copy past da original… A ação seguiu exatamente a mesma ordem, as mesmas cenas. Claro que algumas coisas mudavam ligeiramente, mas levavam exatamente na mesma direção que o original. Sinceramente, até acho que a maioria das poucas coisas que mudaram pioraram a história…

Spoiler
Contudo posso estar a imaginar coisas, mas acho que a inovação mais significativa foi o facto de por um milésimo de segundo, no final do filme, quando apresentaram o filhote do Simba e da Nala, ter visto um pequenino javali atrás do Pumba. Juro que vi! Apesar de mais ninguém ter reparado… Por favor digam-me que não estou louca…

Personagens: 7/10

Como esperado todos os personagens foram bem desenvolvidos. Bem, pelo menos para duas horas de filme xD

Só tenho uma coisa a apontar, mas isto já é coisa que nem me passaria pela cabeça quando era pequena. Mesmo tendo sido o “espírito” do pai a lembrá-lo de “quem é”, agora parecia mais que estavam a coagir o Simba a voltar a ser quem foi… Parece-me que teria sido melhor se tivessem sido certas situações a lembrá-lo do que dizia o pai e isso, juntamente com a visita do Rafiki e da Nala, é que o iria incentivar a voltar.

Incoerências

Aqui é o Scar que tem destaque. Mas, mais uma vez posso ter sido eu a imaginar coisas eheh

Spoiler
Ora vamos fazer uma sequência do que aconteceu:

Scar avisa Mufasa que Simba está no desfiladeiro ⇒ Os dois mais o Zazu vão salvar o leãozinho ⇒ Chegam ao desfiladeiro ⇒ Mufasa vai salvar o Simba  ⇒ Scar diz ao Zazu para ele ir buscar ajuda ⇒ Já se sabe o que aconteceu depois

Ok, até aqui está tudo bem. O problema vem quando no funeral do Mufasa (e do Simba), o Scar diz às leoas que não tinha conseguido chegar ao desfiladeiro a tempo de os salvar. E porque foi um problema? Porque ao contrário do original o Zazu não foi preso! Ou seja, podia desmentir o Scar.

Sim, eu também pensei que esta afirmação podia ser levada no sentido em que não tinha conseguido chegar ao pé deles a tempo de ajudá-los, e aí o Zazu não podia dizer nada. Mas depois o argumento para, nos momentos finais, se comprovar a inocência de Simba foi “Não chegaste a tempo ao desfiladeiro, por isso como conseguiste ver a expressão de Mufasa ao morrer?” Loooogo o Zazu podia sim, ter desmentido o antagonista.

É verdade que estavam a impedi-lo de contactar com as leoas, por isso também podiam ter tentado impedí-lo de estar presente na cerimónia. Mas sendo ele uma ave e tendo em conta da proximidade que tinha com Mufasa, duvido que não tivesse conseguido assistir. Além disso, ele conseguiu aproximar-se algumas vezes das felinas. Apesar de não ter presenciado a traição do ex-herdeiro, ele podia confirmar que ambos tinham estado no desfiladeiro, incitando um pedido de satisfações por parte das leoas. Claro que o Scar conseguiria arranjar uma justificação, com aquela boca suja. Depois disso, até se podia usar a mesma frase para comprovar a inocência do Simba, mas seria tudo diferente.

Claro que pode ter sido a forma como foi traduzido que me levou a pensar isto. Agora era uma questão de ir averiguar no original x)

Frase mais marcante: “Posso fugir das hienas, mas combato o bullying!” – Pumba

Geral: 7/10

A minha nota final é um 7 rechonchudo. Foi agradável rever a história, principalmente com um novo aspeto, mas ficou-se por aí. Não acrescentou nada ao material base, foi quase como quando um artista experiente refaz uma arte dos seus tempos estreantes: agradável aos olhos, mas o conteúdo é o mesmo. Ao menos deve ter servido o propósito com que o fizeram, pela quantidade de pessoas que vi no cinema, devem estar a encher bem os bolsos xD

  • Gostado por
Responder
Cancelar
A carregar mais respostas
Subir